Vida que segue

guerrero

Pedro Abelin

A fiel torcida recebeu uma bomba neste sábado. O atacante Paolo Guerrero, principal jogador corinthiano, não terá seu contrato renovado com o Corinthians e ficará livre para defender as cores de outra equipe. Os torcedores corinthianos ainda se mostravam esperançosos, acreditando em uma reviravolta na negociação que pudesse resultar na permanência do jogador peruano, mas o atacante se mostrou irredutível nos valores exigidos para renovação. A não permanência do ídolo é resultado da realidade do Corinthians e de todo o futebol brasileiro, que vivem um cenário de absoluta crise econômica e readequação de contas.

A identificação de Guerrero com a torcida corinthiana foi quase instantânea. Para muitos, o peruano é um legítimo “maloquêro”, que honrou seu sobrenome todas as vezes que entrou em campo. Além disso, a sua passagem pelo clube será lembrada por diversos feitos e recordes, como as marcas de maior artilheiro estrangeiro da história do Corinthians e maior goleador de Itaquera. Entretanto, a razão principal, que faz todo corinthiano ter Guerrero como ídolo é a mesma que eternizou o peruano na história alvinegra: o inesquecível gol contra o Chelsea que levou o clube ao bi campeonato mundial.

A perda de Guerrero será sentida pela equipe de Tite, assim como seria sentida por qualquer outra equipe brasileira. Excelente pivô, ótimo finalizador e possuidor de técnica diferenciada, Guerrero é sem sombra de dúvidas o melhor atacante em atividade no futebol brasileiro. Sua ausência, contudo, será mais sentida pelos torcedores, que criaram uma relação de identificação e idolatria com o jogador que é bastante rara naatual conjuntura do futebol brasileiro, afinal, quantos torcedores têm o privilégio de dizer que contam com ídolos em sua equipe? Sim, Guerrero ficou apenas três anos no Parque São Jorge, mas em um contexto em que os clubes e suas torcidas sofrem com a carência de ídolos, no futebol brasileiro estamos obrigados a desenvolver relações quase que imediatistas de idolatria com os atletas.

Zico com o Flamengo, Rogério Ceni com o São Paulo, Marcelinho Carioca com o Corinthians, entre outros, indicam como as histórias de vinculação de ídolos com suas torcidas são muito bonitas e sempre mobilizarão o futebol. A diferença para o caso de Guerrero, contudo, é que esses jogadores passaram muitos anos defendendo a camisa dos seus times, e sempre assumiram publicamente serem apaixonados por essas equipes. Guerrero deve ter seu status de ídolo questionado por sair do clube? Obviamente que não, pois além de ter feito “apenas” o gol do último título mundial corinthiano, Guerrero é um profissional e após cumprir seu contrato deve ter seu direito de jogar onde quiser garantido. Porém, os clubes não devem ficar refém dos seus ídolos, e os absurdos valores pedidos para renovação do contrato de Guerrero são completamente fora da realidade do futebol brasileiro e da maior parte do futebol mundial. E essa pedida incoerente com o cenário econômico dos clubes explicita o que os corinthianos não queriam crer: Paolo Guerrero não quer mais jogar no Corinthians, e como dito, ele tem o total direito de fazer isso. Mas o que gerou um justo incômodo na fiel torcida foi o discurso de Guerrero de que teria feito tudo a seu alcance para ficar.

Obrigado pelos serviços prestados, Guerrero. Aquele tento de cabeça contra o Chelsea foi um dos dias mais loucos e intensos da minha vida. Apesar de sua bonita história com o Corinthians, jogadores chegam, fazem gols, se declaram para a torcida, ajudam a construir a trajetória do clube e seguem seus caminhos. A contribuição desses atletas deve ser valorizada e jamais esquecida, mas no final das contas, quem sempre continuará presente na vida dos torcedores é o Corinthians. E é para o Corinthians que nós torcemos e realizaremos nossas maiores loucuras, independente de quem estiver passando pelo clube. Que respeitemos e valorizemos os ídolos, mas que não os tornemos maiores que os nossos times.

Abaixo, o gol que todo corinthiano jamais esquecerá.

Tags:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: