Joinville, bem-vindo de volta!

Na edição de 2015, um gigante retorna a elite do futebol brasileiro: o Joinville Esporte Clube. O tradicional time de Santa Catarina conseguiu seu espaço na primeira divisão após uma longa e intensa jornada, coroada com o título da serie B do campeonato brasileiro desbancando clubes como o Vasco da Gama e a Ponte Preta. Depois de uma conquista histórica dessa magnitude, é essencial falarmos da história o JEC.

Na cidade de Joinville, no nordeste de Santa Catarina, existiam dois clubes que dividiam a cidade, como em toda boa cidade do Sul. O América Futebol Clube e o Caxias Futebol Clube eram os clubes mais tradicionais e a rivalidade era intensa. Em 1971, apos o título catarinense do América FC, mais conhecido como o Galo da Zona Norte, o presidente do Galo – um americano chamado Kurt Meinert – falou pela primeira vez da necessidade dos dois clubes rivais se juntarem para que o futebol na cidade de Joinville continuasse forte. Kurt acabou morrendo sem ter visto seu desejo realizado. Mas do outro lado da cidade, Pedro Belarmino da Silva, o presidente do Caxias, entendeu a gravidade da afirmação do americano.

A década de 70 estava sendo complicado para os clubes de Joinville. Os dois times estavam extremamente endividados e os resultados dentro de campo não eram satisfatórios. Em 1976, a cidade resolveu se organizar para que o futebol renascesse. O presidente do Caxias entrou em contato com o empresario Joao Hansen Neto para buscar uma alternativa para que as dívidas fossem pagas. Hansen ofereceu uma ajuda ainda maior, com a condição que os clubes se unissem, como anos antes tinha desejado Meinert. Então, na zona central da Manchester catarinense, o acordo foi selado e o times se uniram. Depois de feito o estatuto, escolherem os uniformes nas cores preto, branco e vermelho e a escolha das dependências do America como sede, no dia 29 de janeiro de 1976 surgia o Joinville Esporte Clube.

O primeiro jogo do JEC foi contra o Vasco da Gama de Roberto Dinamite no Ernesto Schelemm Sobrinho. 15 mil pessoas foram assistir a partida e, após o empate por 1 a 1, os torcedores saíram pelas ruas comemorando. A cidade tinha abracado a nova potencia de Joinville. No mesmo ano o Joinville conquista seu primeiro catarinense com uma campanha espetacular, decidindo o campeonato contra o Juventus do Rio do Sul, com seu capitao Fontan erguendo a Taca Henrique Labes.

No ano de 1987 mais um título catarinense para o Joinville, o decimo em doze anos. Foi o setimo titulo de Nardela, o maior ídolo do tricolor catarinense, que na final jogou boa parte da partida com a cabeca enfaixada e ainda marcou o segundo gol do Joinville na partida.

A década de 90 foi de seca para o time catarinense, que não conseguiu nenhum titulo profissional. Mas em 2000 o JEC conquistou um estadual depois de 13 anos de jejum e no ano seguinte conseguiu seu bicampeonato jogando fora de casa, em Criciúma. Em 2004, o clube voltou a passar por momentos difíceis, rebaixado para a Série C. Pouco tempo depois, a cidade ganhou a Arena Joinville, onde o JEC passou a mandar seus jogos. Mesmo com a torcida comparecendo, o clube não conseguia recuperar seus bons momentos.

Buscando retormar os momentos de gloria, o Joinville iniciou um processo de reformulação. Em 2009, apos conquistar o título da Copa SC, conseguiu a vaga para a serie D do Campeonato Brasileiro. Depois de uma campanha excelente e um administração confusa do campeonato, o JEC consegue seu acesso a Série C. Em 2011 o clube consegue retornar à Série B depois de oito anos.

Em 2014, o Joinville fez historia com uma campanha espetacular. A diretoria montou um elenco competente e como técnico apostou em Hemerson Maria. O clube montou uma estrutura excelente e com todas as condições estabelecidas, o acesso não escapou. No Maranhao, contra o Sampaio Correa, a vaga para a serie A foi conquistada. Na ultima rodada, campeão contra o Oeste. E assim mais um clube tradicional e de torcida retorna a serie A do campeonato brasileiro.

Tags:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: