Roma x Lazio: o clássico que divide a capital italiana

totti

O derby della Capitale, como é conhecido esse clássico, na visão de muitos ex-jogadores e jornalista é a maior rivalidade da Italia. Apesar dos clubes de Roma não gostarem dos times do Norte, representados por Inter, Milan e Juventus. O ódio que existe entre eles é muito maior, pois existe uma questão ideológica que divide as torcidas. O clássico se tornou tão expressivo, que segundo a IFFHS (Federacao Internarnaional de Historica e Estatistica do Futebol) e outros meios de comunicação, foi eleito o segundo maior clássico do futebol mundial.

A Lazio foi fundada em 1900 por integrantes do exército italiano. Já a Roma surgiu como um projeto do Partido Nacional Fascista, o objetivo era levar o nome de Roma para o resto da Europa por meio do futebol e conseguir vencer os clubes do Norte. Três clubes se uniram para formar a Roma. A Lazio era para ser uma dessas equipes, mas por causa de um membro influente do exército italiano, torcedor fanático da Lazio, este nao foi incluído. Um fato curioso é que apesar da origem da Roma, o clube ao longo dos anos se tornou o clube do proletário e muito ligado com a esquerda romana, ao passo que a Lazio estava alinhada com a direita, defendendo por vezes o nazismo e reproduzindo discursos racistas.

A tensão do clássico é extrema e episódios de confusão foram constantes ao longo da historia. O principal caso foi em 1970, quando um torcedor da Lazio, Vincenzo Paparelli, foi morto apos ser atingido por um sinalizador. Foi o primeiro episódio de morte no futebol italiano. Todos os jogadores da Lazio compareceram ao enterro do torcedor e depois foi realizado um amistoso entre jogadores de Lazio e Roma para homenagear Paparelli. Apesar de todos os esforços, a torcidas continuam se odiando e a violência continua forte. Esse clássico é o maior da Itália.

O final da década de 90 e o início do segundo milênio foram períodos muito importantes para ambos os times. Roma e Lazio conseguiram montar times poderosos com jogadores como Cafu, Batistuta e Emerson de um lado e Nedved, Simeone, Stankovic, Veron, Mancini, Marcelos Salas e Nesta do outro. Cada clube conquistou um título italiano nesse período. Em meio a esses grandes jogos, a Lazio conseguiu aplicar, em 98, a maior goleada da sua história contra a Roma, ganhando por 4 a 1.

Depois de 84 anos de clássico, em 2013 Lazio e Roma protagonizaram a final da Copa da Itália. E o sorteio feito no inicio do torneio colocou como o estadio da final o Olimpico de Roma, a casa de ambas as equipes, como não poderia ser diferente. Foi a primeira final entre essas equipes na história e ocorreu em Roma, com o estadio dividido, a capital dividida e foi a Lazio quem copou o torneio. O jogo foi a 1 a 0 com gol de Senad Lulic, um dos maiores triunfos laziales.

Foram 172 jogos ao longo da história. A Roma possui 63 vitórias e a Lazio 49. O artilheiro do confronto é Dino da Costa e o jogador que mais disputou o classico foi o ídolo da Roma Francesco Totti, com 36 partidas.

El Loco

Tags:,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: