Contra tudo e contra todos: avante, guerreiras!

FBL-WC-2015-WOMEN-MATCH9-BRA-KOR-GPB2849TC.1

Foto por Nicholas Kahn/AFP

Pedro Abelin

Começou a Copa do Mundo de 2015. Sim, a Copa do Mundo de Futebol Feminino teve mais uma edição iniciada, dessa vez no Canadá. E o esquadrão Canarinho, liderado pela craque Marta, começou sua trajetória na noite de ontem em busca do inédito título mundial. Em partida marcada pelo domínio brasileiro, o Brasil venceu a Coreia do Sul por 2 a 0 e assumiu a liderança do Grupo E da Copa.

Ainda que o Brasil tivesse amplo controle da posse de bola, as jogadoras brasileiras apresentaram dificuldade para furar a defesa coreana. O primeiro gol veio apenas aos 33 minutos da primeira etapa, quando Formiga aproveitou falha da zaga adversária para colocar a bola na rede. Com o tento marcado, Formiga entrou definitivamente para a história. A brasileira se tornou a jogadora mais velha a fazer um gol em Copas do Mundo. Marca mais do que merecida para uma atleta que dedica sua carreira a seleção brasileira há vinte anos, e sempre teve como característica a luta e a total entrega dentro de campo. Além disso, Formiga acumulou mais um recorde: a jogadora chegou ao incrível número de seis participações em Mundiais e divide o recorde com a japonesa Homare Saw.

No segundo tempo, a seleção brasileira voltou com ainda maior intensidade. Logo aos 8 minutos, Formiga – o nome do jogo – entrou na área adversária e foi derrubada por Cho. Pênalti claro. Marta, recordista de Bolas de Ouro da FIFA, cobrou com a categoria de costume e marcou o segundo gol brasileiro. Se perdeu com tantos recordes? Calma que tem mais. Ao colocar a bola na rede pela 15º vez em uma Copa do Mundo, a craque Marta se tornou a maior artilheira da história dos mundiais. Depois do segundo gol, o Brasil controlou a partida até o final e confirmou a ótima vitória na estréia da competição. As outras adversárias do Grupo, Costa e Rica e Espanha, empataram seu jogo em 1 a 1, possibilitando que as brasileiras já sejam líderes isoladas do grupo.

A nota negativa vai para a imprensa esportiva brasileira, que mais uma vez dedicou pequeno espaço para a cobertura do jogo. Mesmo após a grande vitória das brasileiras, as notícias do jogo não foram manchete nos principais jornais do Brasil. Essa situação só comprova o porquê das mulheres serem as verdadeiras guerreiras do futebol brasileiro. Apesar do descaso da CBF – que há anos promete um calendário e uma liga que seja coerente com a luta das futebolistas – e a ridícula cobertura dos meios de comunicação, as jogadoras brasileiras continuam lutando contra um contexto que nunca foi favorável para o futebol feminino. Mesmo com todos esses contra-incentivos, as mulheres do futebol brasileiro ainda trazem resultados fantásticos, acima das condições que lhes são propiciadas. Para ser sincero, as nossas futebolistas vem trazendo mais alegrias do que o futebol masculino (aniversário do 7 a 1 ta chegando!). Sendo assim, torço muito pelas mulheres do futebol brasileiro, e espero que independente dos resultados dessa Copa, o futebol feminino receba maior suporte da sociedade e das confederações brasileiras. Por isso mais do que nunca, avante, meninas!

O próximo compromisso brasileiro será no próximo sábado, às 17h, contra a seleção espanhola. As brasileiras, favoritas, poderão encaminhar a classificação se confirmarem a vitória. O jogo será transmitido pela TV Brasil. O guia feito pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) com instruções de como sintonizar o canal pode ser acessado aqui

O time escalado pelo técnico Vadão na vitória contra a Coréia do Sul:

Brasil: Luciana, Fabiana, Mônica, Rafaelle (Géssica) e Tamires; Formiga, Andressa (Raquel Fernandes) e Thaisa; Marta, Cristiane e Andressa Alves (Rafaela). Técnico: Vadão

Os gols da vitória brasileira:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: