Uma desinteressante Seleção Brasileira

Pedro Abelin

Quarta-feira, 21h, o Brasil fazia seu segundo jogo na Copa América em partida contra a Colômbia. O confronto apresentava todos os ingredientes para ser um bom jogo: revanche da Copa do Mundo, estádio lotado e Neymar e James Rodríguez em campo. Ao contrário de épocas anteriores, contudo, minha percepção sobre o jogo era de pouca empolgação. Digo isso como mero recurso retórico, pois a verdadeira sensação que tinha era de certa indiferença sobre torcer para a seleção. E para ser bem sincero, indiferença é a palavra que traduz meu sentimento em relação à seleção brasileira nos últimos anos.  Confesso que assisti à peleja muito mais pela expectativa de ver grandes lances e belos gols do que para torcer por uma vitória do Brasil. Essa época de torcer por um triunfo brasileiro a qualquer custo já passou. Mas infelizmente, nosso ilustre treinador – e a nossa CBF – ainda pensam assim.

A atuação da seleção brasileira mais uma vez foi decepcionante. Mas esse não é o maior problema, afinal de contas meu próprio clube de coração teve atuações extremamente tediosas há algumas temporadas e meu sentimento por ele não se alterou nem um pouco. Mesmo que eu reconheça meu radicalismo associado à seleção, suspeito que parte do meu sentimento está presente na população brasileira. Lembro da época em que as ruas ficavam vazias no horário das partidas da seleção brasileira. Claro que a seleção ainda possui uma marca valiosa e grande mídia, mas tenho a impressão de que ela não mobiliza massas como já fez um dia.

O grande problema é que o diagnóstico que indica que as pessoas estão perdendo o interesse pela seleção ainda não foi feito pela CBF, e se foi feito, nada tem sido realizado para mudar o quadro. O Brasil faz mais jogos na Inglaterra do que em território nacional, tornando Londres a verdadeira casa do time brasileiro. Quando a seleção vem jogar no Brasil, os ingressos para acompanhar um time nada empolgante chegam a 600 reais. A equipe titular conta com jogadores desconhecidos do grande público, que foram embora muito cedo ou mesmo nunca jogaram profissionalmente por aqui. Além disso, os gigantescos escândalos de corrupção envolvendo a CBF e patrocinadores aceleram o processo de distanciamento e até rejeição da seleção brasileira.

E agora, Que Fazer?, diria um certo revolucionário russo. Para ser sincero, não tenho esperança de uma mudança estrutural no futebol brasileiro e nem sei a fórmula definitiva para recuperarmos a paixão pela seleção. Mas sei que é possível, sim, fazer com que a seleção brasileira seja mais atrativa para os torcedores. Que tal a seleção voltar a jogar mais frequentemente em seu território, e com preços de ingressos mais acessíveis (preços coerentes com o medíocre futebol da seleção)? Que tal nosso técnico propor uma equipe com um futebol um pouco mais vistoso? As questões são muitas, e pretendo em textos futuros tentar analisar a incompetência de Dunga e o quanto a sua mentalidade está associada com o processo de decadência do futebol brasileiro. No mais, não creio que o maior problema seja a derrota para a Colômbia, mesmo que o Brasil tenha feito uma péssima partida. Da mesma maneira que não me empolgo com títulos da Copa América e Copa das Confederações, também não acho que é o fim do mundo perder alguma dessas competições. O período para se fazer testes é agora, para em 2018 o Brasil ter um time coerente com sua história vencedora e de apresentações memoráveis. Porém, o que se vê é um técnico que quer a vitória acima de tudo, que não pensa a longo prazo e pouco preza por formar uma seleção pautada por um futebol ofensivo. Para Dunga, o importante são os números, mesmo que esses números não representem nada.

Tags:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: