A luta é mesmo pelo título?

18062015

Lucas de Moraes Oliveira

O Atlético de Levir Culpi vai em busca do primeiro campeonato nacional desde 71 no Campeonato Brasileiro de 2015. Em comparação à melhor campanha do alvinegro mineiro no Brasileirão de pontos corridos (terminou em segundo lugar em 2012), é possível perceber que o Galo tem um elenco melhor esse ano, apesar de não ter um quarteto ofensivo tão qualificado.

Em 2012, Ronaldinho Gaúcho, Bernard, Diego Tardelli e Jô eram os responsáveis pela criação e conclusão de jogadas. Já esse ano, Levir ainda não definiu um ataque titular, tendo em vista que ele tem trocado Thiago Ribeiro, Maicosuel, Carlos e Giovanni Augusto constantemente. Os únicos que permanecem garantidos são Dátolo (jogando como um segundo volante, mas, claramente, tendo uma função muito mais ofensiva do que defensiva), Luan (fora da equipe por enquanto por causa de um estiramento muscular na coxa) e Lucas Pratto. Só não dá pra entender o porquê de Dátolo continuar intocável se não vem atuando em bom nível.

Após sete rodadas, o Galo mostrou que terá que resolver alguns problemas se quiser tentar o bicampeonato. O time tem sofrido muitos gols, o que talvez seja efeito do esquema tático com um volante. Outro problema é a falta de regularidade dos seus meia-atacantes. Thiago Ribeiro, Carlos, Maicosuel e Giovanni Augusto têm falhado em alguns jogos. Patric tem deixado muito a desejar na lateral direita com seus cruzamentos ruins e suas falhas na defesa.

O que seria o ponte forte da equipe, o estádio Independência, não serviu de nada nos últimos dois jogos (uma derrota para o Cruzeiro e um empate contra o Santos). O clássico mineiro foi decidido por dois erros. Patric perdeu a bola para Gabriel Xavier e o resultado foi a virada da Raposa. Alguns minutos após a virada, Giovanni Augusto vacilou e Marquinhos fez um golaço. Contra o Peixe, mais duas falhas. No gol de Ricardo Oliveira, Leonardo Silva ficou sozinho com o atacante e vacilou. No gol de Gabriel, Giovanni Augusto e Patric (sim, mais uma vez) não se entenderam e deixaram Victor Ferraz sozinho para cruzar para a finalização de Gabigol.

Agora vem um clássico pela frente no Maracanã contra o Flamengo. Um grande desafio para o Galo tentar se reerguer no Campeonato Brasileiro. Esperamos que o Levir perceba que o Dátolo não está em uma boa fase e opte por um outro armador ou por Guilherme, que estava numa ótima fase antes de se machucar duas vezes esse ano.

Tags:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: