Um Corinthians com cara de Corinthians

Pedro Abelin

Meu pai, corinthiano roxo, costuma dizer que sente falta “daquele Corinthians”. Todos que têm pais que gostam de futebol já ouviram algo parecido. “Na minha época, o futebol era muito mais bonito”; “Sou do tempo em que a seleção brasileira tinha craques de verdade; “Nixon? Não joga 10% do Zico”. Embora essas frases estejam recheadas de muito saudosismo, e diversas vezes sejam pautadas por comparações anacrônicas, elas têm seu fundo de verdade. No caso do meu pai, sou obrigado a dizer que seu sentimento tem bastante fundamento.

“Aquele Corinthians” que meu pai tanto fala, não tem período muito bem definido. Mas segundo meu velho, era o time que jogava pra frente, pressionava o adversário do início ao fim, em algumas de forma até imprudente. “Tomava 2, mas fazia 5”, diz ele. Por essa descrição, acredito que ele possa estar se referindo ao esquadrão bi campeão brasileiro de Marcelinho Carioca e cia, ou mesmo ao histórico time da Democracia Corinthiana, equipes famosas por sua vocação ofensiva e futebol bonito. O fato é que independente da qualidade e ofensividade de suas equipes, muitos torcedores corinthianos sentem falta de um Corinthians mais passional.

A importantíssima vitória sobre o Atlético Mineiro na rodada passada colocou de vez o Corinthians na briga pelo título brasileiro. A equipe mineira, contudo, jogou melhor do que o Corinthians. Teve diversas chances de gol, e obrigou os comandados de Tite a passar praticamente toda a segunda etapa no seu campo de defesa. Entretanto, se engana quem acredita que o Corinthians não mereceu a vitória, afinal de contas, o time corinthiano superou uma equipe melhor, e contou com mais uma apresentação perfeita de seu sistema defensivo – já são 5 jogos em que a defesa corinthiana não é vazada. E por incrível que pareça, essa apresentação deu indícios fortes de que Tite está remontando uma equipe competitiva. Estão lá os ingredientes que o corinthiano se acostumou a ver nos últimos anos: vitória magra, defesa sólida e equipe cerebral. Tudo que meu pai critica, mas é inegável que foi com essa fórmula que o Corinthians conseguiu muito sucesso nos últimos anos, mais especificamente no Brasileirão de 2011. Por mais que a vontade de voltar a ver um Corinthians forte e ofensivo seja sempre uma ideia atrativa no imaginário corinthiano, é necessário admitir que o DNA – extremamente vencedor – do Corinthians nos últimos anos é de um time eficiente, cerebral, e que não apresenta o menor constrangimento em se defender excessivamente para conseguir o resultado.

Depois de passar um ano sem treinar nenhuma equipe, Tite estudou e se renovou. No seu retorno ao Parque São Jorge, o treinador gaúcho tentou colocar em prática uma nova mentalidade de esquema de jogo, mais ofensiva e vistosa, e que deu certo por um breve período. No entanto, parece que um saudoso conservadorismo devolve o Corinthians para o caminho mais familiar. Dessa forma, não deveremos voltar a ver tão cedo “aquele Corinthians” passional que tanto fez meu pai feliz, mas é fato que estamos presenciando a reconstrução de uma equipe competitiva, segura e com a cara do Corinthians dos últimos anos. E essa cara, gostemos ou não, coloca o Corinthians na briga pelo título brasileiro.

Tags:,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: