A Copa do Brasil é o caminho!

Por Pedro Abelin

Eu adoro competições de mata-mata. O clima de decisão, a imprevisibilidade, a tensão e a possibilidade de eliminar um rival são das melhores coisas que existem no futebol. Talvez, quase todos os jogos marcantes na memória dos torcedores tenham sido de mata-mata. Apesar disso tudo, sou contrário ao retorno da fórmula de mata-mata no Campeonato Brasileiro. Mas isso é assunto para outro texto.

Um dos motivos que me faz defender o Brasileirão de pontos corridos é justamente a existência da Copa do Brasil. A Copa do Brasil é um dos campeonatos mais divertidos de se prestigiar porque é feito apenas de mata-mata! A Copa do Brasil, contudo, apesar de ser a segunda competição mais importante do Brasil, ainda é reduzida por alguns como “o caminho mais curto para a Libertadores”. Tudo bem, até pouco tempo a competição era desvalorizada pela sua própria organizadora ao impossibilitar a participação dos clubes que disputavam a Libertadores na mesma temporada. Mas felizmente a CBF mudou o regulamento e permitiu a participação desses clubes, o que elevou consideravelmente o nível da competição. Sendo assim, a vaga na Libertadores deveria ser vista como apenas uma consequência de um título extremamente importante, e não o contrário.

Ainda existem outros problemas graves em relação ao calendário que precisam ser discutidos. Os clubes que avançam na Copa do Brasil tendem a ser “prejudicados” no final da temporada devido ao desgaste do excesso de jogos. Vale lembrar do exemplo do ano passado, quando o Cruzeiro – que disputava simultaneamente os títulos do Brasileiro e Copa do Brasil  – chegou destroçado na final da Copa do Brasil contra o rival Atlético Mineiro. As acusações para esse problema de calendário recaem quase sempre no tamanho exagerado dos campeonatos estaduais.            Mas falando da Copa do Brasil de 2014, quem não se arrepia ao lembrar da trajetória da conquista atleticana? As fantásticas viradas do Galo provaram que a Copa do Brasil pode proporcionar o que o futebol tem de melhor.

A Copa do Brasil é a principal competição de mata-mata do futebol brasileiro e deve ser valorizada como tal. Que o torneio nos brinde com estádios cheios, muitas surpresas e toda a intensidade que o mata-mata possa nos oferecer . Se a Copa do Brasil envolver esses ingredientes, quem sabe o clamor pela volta do mata-mata não seja atenuado? Afinal de contas, a Copa do Brasil não é apenas o caminho para a Libertadores. Com a presença de grandes rivalidades regionais e diversos duelos memoráveis – dignos de mata-mata – a Copa do Brasil é o caminho para se fazer história.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: