Aos heróis refugiados de 1914

Século XIX. A Itália, dividida, ainda buscava sua unificação. O norte, em processo de revolução econômico-industrial contrastava com o sul, agrícola e feudal.  Os camponeses do norte italiano, perdendo espaço para a sociedade fabril, foi atraída por propagandas de esperança no continente americano.

A maior parte dos imigrantes italianos se alocaram nas regiões sul e sudeste do país, fundamentalmente no estado de São Paulo, nos bairros do Brás e Mooca. Nessa época, os operários em momentos de lazer conheceriam aquele que seria o esporte nacional, o futebol.

Foram anos de criações de clubes por todo o país. Juventus, na Mooca, Palestras mineiro e paranaense. Em 1914, nascia, fundado pelos jovens Luigi Cervo, Luigi Marzo, Vincenzo Ragognetti e Ezequiel Simone,  o Palestra Italia.

1942. Segunda Guera Mundial colocava frente a frente os países fascistas, totalitários, preconceituosos frente à resistência. Era época de Eixo x Aliados. Itália,  Alemanha e Japão contra o mundo.

O exército brasileiro, honrado pelos Pracinhas, participou da guerra contra a ascensão do ódio e do massacre. O Palestra deveria esconder suas raízes italianas que poderia se confundir com apoio a Mussolini e mudou de nome para Sociedade Esportiva Palmeiras.

2018. 104 anos após a fundação do Clube, 150 anos após toda a batalha dos italianos pela sobrevivência e um lugar de terra no Brasil, se veem representados por um fascista novamente.

Descendente de italianos, Jair Bolsonaro é eleito presidente do país com uma agenda preconceituosa. “OS REFUGIADOS SÃO A ESCÓRIA DO MUNDO”, brada o futuro presidente, ainda enquanto deputado. “AS MINORIAS DEVEM SE CURVAR À MAIORIA”. Ignorando o fato de que seus antepassados eram minorias refugiadas no Brasil dos séculos XIX e XX.

Decacampeão brasileiro, o maior campeão nacional, os comandantes do Palmeiras se sujeitaram ao ódio e convidaram o presidente que, com suas falas, massacram os heróis de 1914. Por eles, este domingo, dia 02 de dezembro de 2018 jamais será esquecido. A luta palestrina começa hoje, agora. Vamos devolver o clube ao italiano, refugiado, minoria. AVANTE PALESTRA!

José Eduardo

Tags:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: