Porque o São Paulo precisa de Osorio.

Por Rafael Montenegro

Começa 2015. Muricy Ramalho não consegue fazer o bom elenco do São Paulo jogar um bom futebol e não sucumbe aos problemas de saúde e ao ambiente insuportável criado no São Paulo. Milton Cruz assume, muda o estilo do time que, apesar de desapontar em momentos importantes, tem lampejos de jogo bem jogado. No meio da temporada, Juan Carlos Osorio é contratado para fazer render o elenco mais caro do Brasil. E tem potencial para arrumar uma bagunça que reina no São Paulo desde a primeira saída de Muricy, em 2009.

Para explicar preciso voltar ainda mais no tempo.

2004. O presidente do São Paulo é Marcelo Portugal Gouveia e o treinador é Cuca. Do Goiás ele importa Josué, Fabão, Danilo e Grafite – jogadores fundamentais para os títulos tricolores. É substituído por Leão que, bem a seu modo, não faz um bom trabalho – a ponto de queimar a passagem de Falcão no futebol de campo. Depois assume Paulo Autuori que, sem nenhum craque – a exceção de Rogério Ceni no auge -, monta um time ofensivo e eficiente de futebol bonito que conquista São Paulo, a América e o mundo.

2006. A presidência é passada a Juvenal Juvêncio. O apreciador de Blue Label traz Muricy Ramalho e compõe elencos competitivos e, acima de tudo, regulares. O São Paulo é tido como um exemplo de gestão, se consagra tricampeão brasileiro e consegue figurar entre os primeiros ainda na temporada de 2009.

Nesse período, o trabalho de Cuca deu origem ao estilo de jogo que culminou nos títulos com Paulo Autuori, que deixou um legado bem aproveitado na Era Muricy Ramalho. Mas, a partir do momento em que o São Paulo é eliminado pelo Cruzeiro na Libertadores de 2009 e Muricy é demitido, o São Paulo não consegue mais montar times campeões.

Juan Carlos Osorio é o décimo técnico que assume o Tricolor desde 2009. Além de Milton Cruz, que assumiu o time interinamente sete vezes, treinaram o são Paulo: Ricardo Gomes, Sérgio Baresi, Carpegiani, Adilson Batista, Emerson Leão, Ney Franco, Paulo Autuori e Muricy mais uma vez. Nenhum conseguiu implantar um estilo de jogo. Os únicos breves bons momentos tricolores nesse tempo dependeram diretamente da presença de jogadores espetaculares como Hernanes, Lucas e Kaká.

Todos esses técnicos tiveram a missão de reerguer o São Paulo. Ninguém conseguiu vencer e convencer. Todas as boas fases se esvaíram. E ao longo desse tempo o São Paulo viu o salto do Soberano crescer e proporcionar uma grande queda. O Corinthians conquistou a América e o mundo, o Palmeiras construiu um estádio e um próspero sistema de sócio-torcedor e o Santos continuou a galgar títulos (paulistas na maioria, mas com Copa do Brasil e Libertadores). O São Paulo se tornou obsoleto e não mete tanto medo. Pior de tudo, não achou uma identidade, um estilo de jogo.

A diferença

Osorio não chega da mesma forma que esses técnicos. Não tem a mesma origem, a mesma pressão e nem a mesma abordagem. A primeira coisa que o colombiano inspira é a curiosidade. É difícil afirmar se ele chega oferecendo algo diferente dos outros técnicos ou se ele é diferente por chegar oferecendo algo.

É um técnico que não repetiu a escalação nenhuma vez em mais de 100 jogos. Perfeito para estimular competição em um elenco com jogadores que não se sentem ameaçados, como Denilson, Souza ou Ganso.

É um técnico “acadêmico”: fez curso da UEFA na Holanda e estagiou por seis anos no Manchester City. Aprendeu com o que há de qualidade no futebol moderno e aplicou com sucesso no Atlético Nacional, onde ganhou seis títulos. Esse conhecimento teórico combinado com a rotatividade suprem uma demanda séria do Tricolor nos últimos anos: a variação tática.

Porque, justiça seja feita, ele tem na mão um bom time. Michel Bastos é a melhor contratação do São Paulo na década e a grande maioria dos jogadores do elenco brigaria por titularidade em muito time da Série A. Pra quem viu Carpegiani assumir para treinar Xandão, Carlinhos Paraíba e Juan, ver Osorio chegar com seu currículo para treinar Dória, M. Bastos e Ganso é um alento à esperança.

Tags:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: