Confira quem foram os campeões nacionais neste primeiro semeste

José Eduardo

O Subindo a Linha traz uma lista com as principais equipes campeãs nacionais neste primeiro semestre. Veja:

Alemanha
Bayern Muenchen v VfB Stuttgart - Bundesliga

O Bayern de Munique foi campeão pela 25ª vez, tricampeão seguido e é o maior campeão alemão, bem distante do 2º com mais títulos, o Nurenberg, com apenas 9 conquistas.
A supremacia do time da Baviera também foi gritante dentro do campeonato. O Bayern terminou o campeonato com 10 pontos de diferença para o vice-campeão, Wolfsburg.

Áustria

Bayern-Munich-Bundesliga-champion

O Red Bull Salzburg conquistou seu sexto título da Bundesliga autríaca, o segundo consecutivo. Ainda com o nome Austria Salzburg, o time ainda conseguiu mais duas conquistas, totalizando 8 canecos. Com isso, o time de Salzburg da empresa de energéticos é a segunda maior vencedora da Áustria, ficando atrás apenas do Austria Viena

Bélgica
Gent

O Gent conquistou seu primeiro título belga da história, desbancando os gigantes Anderlecht, Brugge, Standard Liege e o quase homônimo Genk. A equipe da cidade homônima ao time já tem mais de 115 anos e só agora conseguiu a maior glória de sua história. Com a conquista, o Gent está há apenas 32 taças de alcançar o maior vencedor da Jupiler League, o Anderlecht, com 33 canecos.

Bolívia
Bolivar

Se na Bélgica, deu a surpresa, na Bolívia, deu a lógica. O Bolívar se sagrou bicampeão boliviano, totalizando 20 títulos na era profissional e 26 no total. O clube é o maior campeão boliviano, com 12 conquista a mais que o segundo colocado, seu rival The Strongest.

Bulgária
PFC Ludogorets players celebrate with a trophy at end of their Bulgarian Championship final soccer match against CSKA Sofia in Razgrad

O Ludogorets conquistou o tetracampeonato búlgaro. O detalhe é que a equipe não tinha nenhum título sequer antes do tetra. O time que esteve na última Champions League e fez um bom papel contra o Real Madrid agora está há 27 títulos atrás do maior campeão da Bulgária, o CSKA Sofia

Chile
Cobresal

No Chile, outro time conquistou o título inédito. Por lá, o modesto Cobresal se sagrou campeão ao bater as potências Universidades Católica e de Chile e o Colo Colo.
O Cobresal, assim como o Cobreloa, foi fundado por mineiros do norte chileno e quase foi desativado por problemas financeiros. Com uma folha salarial muito menor que a dos rivais, foi campeão em uma rodada pra lá de emocionante, onde venceu seu jogo de virada e viu seu principal rival ao título, a Universidad Católica, abrir 3 a 0 em casa e sofrer o empate nos minutos finais.

Chipre
Apoel

No Chipre, o time recheado de brasileiros venceu mais uma vez. O APOEL, dos canarinhos João Guilherme, Vinicius, Kaká, Vander Vieira e Guilherme Choco faturou o tricampeonato, totalizando 24 conquistas, abrindo 4 de vantagem para o segundo em títulos, o Omonia Nicósia

Colômbia

FINAL COPA POSTOBON

O Deportivo Cali encerrou o jejum de 10 anos sem ganhar o campeonato colombiano e conquistou seu nono título ao bater o Independiente Medellín na final da Liga Postobon. O time verde agora está atrás do Atlético Nacional, outro alviverde, com 14 conquistas, Millonarios, também com 14, e do arquirrival que está pela terceira vez seguida na segunda divisão, o América, com 13 taças.

Croácia
Zagreb

Se existe um campeonato mais desequilibrado que o croata, eu desconheço. O Dinamo Zagreb conquistou nada menos que seu decacampeonato. 10 anos seguidos de hegemonia do time da capital. Desde a independência da Croácia, a equipe conta com 17 conquistas em 24 oportunidades. O campeonato só conta com 3 campeões, o próprio Dinamo (17), o Hajduk Split, com 6 e o NK Zagreb, com uma conquista.

Escócia
Celtic

Sem o rival Rangers, o Celtic continua sobrando. Foi o quarto título seguido da equipe católica. Sem o rival protestante, a equipe alviverde conseguiu diminuir a distância de títulos para 8 (54-46 para o Rangers). E deve continuar diminuindo a diferença, uma vez que a equipe de Ibrox não conseguiu o acesso à primeira divisão, perdendo para o Motherwell a chance de voltar à elite.

Espanha
FC BARCELONA VS DEPORTIVO

O Barcelona conquistou La Liga, com direito a tríplice cora. Campeão do campeonato, da Copa del Rey e da Champions League. Um ano memorável para a equipe catalã.
Agora o Barça tem 23 canecos, contra 32 do Real Madrid. Ainda tem muito chão para percorrer, mas a diferença vem diminuindo na última década.

França
PSG

A nova era do Paris Saint-Germain vai fazendo o clube sobrar na Ligue 1. O PSG conquistou seu tricampeonato, 5º título no total, e está se aproximando do líder em conquistas, o Saint-Etienne, com 10 canecos. Parece questão de tempo para o time da capital francesa se tornar o absoluto no país.

Grécia
Olympiakos

O Olympiakos, definitivamente, dominou a Grécia. O clube conquistou 17 dos últimos 19 campeonatos gregos e deixou seu rival Panathinaikos para trás. A conquista desse ano consagrou o alvirubro pentacampeão, somando 42 títulos contra 26 do alviverde. Detalhe que até 1996, os times estavam empatados em conquistas.

Hungria

O Videoton, ou Fehervar, como é conhecido, foi o campeão na Hungria. O time conseguiu seu modesto segundo título e ainda está muito longe do poderoso Ferencváros, com 28 conquistas.

Holanda
PSV

O PSV foi o grande campeão na Holanda. O clube encerrou o tetracampeonato do Ajax e recuperou a hegemonia. O Ajax, entretanto, ainda é o maior campeão holandês, com 33 troféus contra 21 do clube de operários da Philips.

Inglaterra
Chelsea

Outro novo rico campeão nacional foi o Chelsea. O clube dirigido por José Mourinho e que conta com uma legião de brasileiros conquistou seu quinto título mas ainda está muito longe do maior campeão inglês, o Manchester United, com 20 taças.

Itália
Juve

A Juve continua imparável na Itália. Sem a concorrência de Milan e Inter, a Vecchia Signora conseguiu seu tetracampeonato e acumula, agora, 31 scudettos, contra 18 da dupla milanesa. A torcida da Juventus ainda conta com outras duas taças que lhe foram tiradas por manipulação de resultados.

México

Santos Laguna

O Santos Laguna se sagrou campeão mexicano após uma final eletrizante contra o Queretaro, time do craque Ronaldinho. O Santos aplicou 5 a 0 na primeira partida e parecia estar com o título assegurado. O jogo de volta foi uma surpresa. O Queretaro conseguiu fazer 3 e ameaçou o coração do torcedores do Santos. Verdade seja dita, após o 5 a 0, o título esteve assegurado, mas valeu pelo susto. Este foi o quinto título do time de Laguna, o sétimo maior campeão nacional, com 7 título a menos que o maior detentor de taças, o América. E foi o primeiro vice-campeonato do Queretaro, a melhor participação do clube na Liga MX, justamente com Ronaldinho.

Paraguai

Cerro

Nada de surpresas no Paraguai. Mais uma vez, o Cerro Porteño foi o campeão nacional. O clube encerrou o bicampeonato do Libertad, e agora está a apenas 8 troféus do maior campeão, o Olimpia. O Libertad é o terceiro, com 18 conquistas.

Polônia
Lech Poznan

O Lech Poznan foi o grande campeão polonês. O clube encerrou o bicampeonato do Legia Varsóvia e vai se aproximando dos maiores campeões, o Ruch Chórzow e o Górnik Zabrze, clube que não são campeões desde 1989 e 1988, respectivamente. Desde o último título da dupla, o Lech levantou 5 canecos.

Portugal
Benfica

Mais uma taça para o Benfica. O maior campeão português, com 34 títulos, conseguiu mais um bicampeonato em sua história e abriu 7 de diferença para o Porto e 16 para o rival Sporting. Soberania vermelha.

República Tcheca
Viktoria

O Viktoria Plzen conquistou seu terceiro caneco e se juntou a Slavia Praga e Slovan Liberec como segundo maior campeão tcheco. O líder em conquistas é o soberano Sparta Praga, com 12 títulos. Detalhe para a ascenção do Plzen, que conquistou seus 3 títulos em 5 anos.

Romênia
Steaua

Mais um título para o único romeno campeão europeu. O Steaua Bucareste conquistou o tricampeonato nesta temporada e abriu 8 de diferença para o segundo maior campeão, o Dinamo Bucareste.

Rússia
Zenit

O Zenit encerrou o bicampeonato do CSKA e é o campeão russo. O clube é o terceiro maior detentor de títulos do jovem Russão. O Maior campeão continua sendo o Spartak Moscou, com 9 conquistas, mas que não é campeão ha 14 anos. O segundo maior é o CSKA, com 5 e aí aparece o Zenit, com 4 troféus.

Sérvia
Partizan

O Partizan Belgrado é, mais uma vez, campeão sérvio. O time de origem comunista, do exército da Sérvia, faturou o 26º título e empatou em número de conquistas com seu maior rival, o Estrela Vermelha, do exército sérvio. A rivalidade intensa fora e dentro dos campos continua forte na sala de troféus

Suiça
Basel

O domínio do Basel é imparável. O clube alcançou o hexacampeonato nesta temporada, 18º título no total e, de quebra, se tornou o segundo o maior campeão suiço. O time da Basileia ultrapassou o Servette e agora está atrás, apenas, do Grasshopper. O caminho ainda é longo, faltam 9 títulos para alcançar o maior campeão suíço. Mas, no embalo que o clube encontra-se, é possível sonhar.

Turquia
Galatasaray

O campeonato turco tem novo líder em títulos. O Galatasaray venceu a edição 2014/15 e é o líder em conquistas, com 20 troféus. O Fenerbahçe, com 19, continuou em segundo, enquanto o Besiktas estacionou nos 13.

Ucrânia
Dinamo

Fim de festa para o brasileiríssimo Shakhtar Donetsk. O clube que conta com 13 brasileiros no elenco viu o sonho do hexacampeonato acabar com a guerra civil na Ucrânica. O Shakhtar foi obrigado a jogar Lviv, a 1200 km de distância de sua cidade-sede. Quem não tem nada a ver com isso é o Dinamo de Kiev, que voltou a conquistar a taça após 6 anos e continua sendo o maior campeão do país, com 14 títulos, contra 9 do rival Donetsk.

Uruguai
nacional

O Nacional conquistou seu 45º título uruguaio de forma emocionante. O clube só precisava vencer o maior rival, o Peñarol para ser campeão do turno e, consequentemente, do campeonato, enquanto os carvoeiros precisavam vencer a partida para conquistar o turno e forçar mais duas, na final geral. Que incrível o que aconteceu.

O Nacional vencia por 2 a 0 quando os carvoeiros conseguiram diminuir. Mais tarde, Rodriguez, do aurinegro, foi excluído de jogo. 5 minutos depois e pênalti para o Peñarol. Gol e prorrogação. Na segunda etapa do tempo extra, o Nacional voltou a ficar na frente do marcador. Mais tarde, pênalti para o Nacional. A torcida aurinegra, enfurecida, atacava os policiais com pedaços das cadeiras do estádio. A partida foi paralisada por 11 minutos. Na volta ao jogo, o experiente Recoba errou a cobrança, dando sobrevida aos Carvoeiros. Mas já era tarde. O juiz encerrou a partida antes do tempo e o título ficou com o Nacional.

Os carvoeiros continuam sendo líderes em taças, com 49, mas viram seu rival encostar, com 45.

Venezuela
Táchira

O Deportivo Táchira sagrou-se campeão venezuelano pela oitava vez. O Táchira se tornou o segundo maior campeão do emergente Venezuelano superando, justamente o maior campeão, o Caracas, de 11 conquistas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: