À luz de um lampião

Por Vinicius Prado Januzzi

São Paulo, Brasil. Dia 01º de Setembro de 1910.

“20h30. À Rua José Paulino, esquina da Rua Cônego Martins, reúnem-se Anselmo Correa, Antonio Pereira, Carlos Silva, Joaquim Ambrósio, Raphael Perrone. E nasce o Sport Club Corinthians Paulista.”

O Corinthians foi fundado por operários. Por pessoas que nada tinham quando vieram para o Brasil e continuaram tendo ou muito pouco ou quase nada em suas vidas. Foi construído por pessoas que deixaram suas terras para nunca mais verem aqueles a quem mais amavam, pelos miseráveis da capital paulistana, por sapateiros, marceneiros, costureiros e acendedores de poste. Pelos inomináveis da época.

Esse é o Corinthians. Esse foi o Corinthians.

Neste aniversário de 105 anos do clube, que me levou a tantas alegrias e noites mal dormidas, é uma mensagem de retomada que deixo.

Todos os corinthianos e corinthianas já ouviram em suas vidas piadas sobre essa origem. Quando diante rebeliões em cadeias na televisão, o que se diz a um torcedor alvinegro? “Olha lá seus companheiros de arquibancada”. Quando o Corinthians disputa uma final, “impressionante como os assaltos diminuem nesses dias”. Sempre rimos das piadas, alguns outros ficam indignados, dizem que nossa renda no Itaquerão é imensa, que temos torcedores ricos também, que “eu mesmo nunca roubei, veja bem”.

Rir faz bem. Quase sempre. Nesse caso, ria mais. Porque sim, corinthianos, esse é o seu time.

Daqueles que estão presos, estão nas solitárias, daqueles que são perseguidos pela polícia e pelos patrões, muitas vezes eles mesmos companheiros de arquibancada. O Corinthians é esse time dos que recebem mal, aguentam desaforo e perdem horas e horas na condução que os leva e os traz do trabalho. É o time do barulho, dos invisíveis em massa, daqueles que ninguém gosta de ver e todos amam achincalhar.

É ou deveria ser? Eis a questão.

Infelizmente, não é esse nosso caminho de hoje.

Esquecemos, e principalmente esqueceram os que estão no comando do time, que esse é o Corinthians. O clube que mais cresceu quando menos ganhou, que ganhou na raça seu primeiro campeonato nacional há pouco mais de 20 anos,  que invadiu estádios adversários, fez dos cantos de outras torcidas meros complementos melódicos para seus gritos de guerra, o time antiditadura, o time, arrisco dizer, do povo.

O Corinthians foi, durante muito tempo, essa equipe. Muitas vezes ruim, sem nenhuma qualidade técnica, mas guerreira e quase sanguinária. Figuras entre os primeiros do nosso esporte bretão.

O time do povo, pelo povo e para o povo. O Corinthians deve, é claro, ter em suas fileiras torcedores endinheirados, daqueles bem tratados pela vida, moradores de bons bairros e passageiros em seus próprios carros. Agora, não devem esses ocupar o espaço do torcedor corinthiano com th nas veias.

O Itaquerão deve ser um templo, tomado por torcedores e torcedoras que inspiraram esse time, conduziram a equipe em nossa história, gritaram quando ninguém queria gritar, choraram e se desesperaram além do que podiam. Ver o estádio corinthiano impedir essas pessoas de levarem o time à frente não é só decepcionante, é historicamente vergonhosa. É escolher, na luta de classes, aqueles que a fundamentam. É fazer da bandeira de nosso passado uma (anti)lição para o nosso presente.

Nesse aniversário de 105 anos, Corinthians, que nos lembremos do que nos levou a ser altaneiros. Voltemos ao dia 1º de setembro de 1910, na companhia gloriosa de nossos eternos fundadores miseráveis. Voltemos a nossa história. Lembremo-nos de ser quem sempre fomos: Corinthians!

Para saber mais:

http://vejasp.abril.com.br/materia/corinthians-como-tudo-comecou

http://epoca.globo.com/vida/esporte/noticia/2015/08/elitizacao-do-futebol-ingresso-brasileiro-e-o-mais-inacessivel-do-mundo.html

Tags:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: