Saudosa Maloca

José Eduardo

Operário, trabalhador, pobre. Sem condições de moradia, eu, Mato Grosso e Joca conseguimos uma terrinha pra morar. Algum tempo depois, derrubaram tudo. Como se fossemos invisíveis, ou talvez animais.

2015. O rico, talvez corrupto, o milionário. Com sua casa que parece um “aditício”, um edifício, uma mansão. E seus 1600 metros quadrados não são suficiente para abrigar a família. Deve haver um acesso ao Lago Paranoá. Finalmente, começa a derrubada. Mas a família desolada, que agora está com uma casa com apenas 7 quartos, sendo 5 suítes, não pode ter uma das paredes derrubadas. E está cessada a demolição.

Esta é a diferença de poder no Brasil. Saudosa Maloca é uma música de Adoniran Barbosa que explicita a dificuldade do pobre em ser respeitado. Invade terras e casa, é verdade, mas é tratado como um ex-escravo. Lembremos que quando da abolição da escravidão, em um distante 1888, os, agora ex-escravos, simplesmente ganharam a liberdade. Mas não tinham trabalho, moradia, instrução. É exatamente o que acontece com o pobre. Sem moradia, ele que se vire para procurar um lugar ao sol.

O rico, em contrapartida, é tratado com um rei, um lorde. Ele escolhe qual de suas paredes pode ser demolida. É tratado com respeito.

É com esse pensamento que a torcida do Corinthians, conhecido como o time do povo, bradou na despedida do seu antigo estádio: SAUDOSA MALOCA. O clube deixou o Pacaembu, que os abrigou por mais de 60 anos, para se alocar na Arena. A definição não poderia estar mais correta.

No Pacaembu, os ingressos eram populares, o povo abraçava o Coringão. Hoje, o rico domina a Arena. 45 reais é o ingresso médio. “Um aditício” faraônico em Itaquera para os moradores da zona sul.

Volte ao povo, Corinthians. Eu, Joca e Mato Grosso queremos gritar é campeão!
Ouça a música nas vozes dos Demônios da Garoa

Tags:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: