RESUMÃO SUBINDO A LINHA: CAMPEONATO BRASILEIRO – 22ª RODADA

Para não gastar o curto espaço reservado aos jogos, falarei da caótica arbitragem aqui na introdução.

No Independência, Marcelo de Lima Henrique e o assistente Sério Correa tiveram um desempenho desastroso. O árbitro expulsou Marcos Rocha depois que ele reclamou (na súmula consta a palavra “pô”) e socou o ar (uau), além de faltar em critério em lances parecidos para os diferentes Atléticos. Mas quem mais prejudicou o Galo foi Sérgio, que bandeirava pela primeira vez um jogo de primeira divisão. O bandeira marcou equivocadamente pelo menos três impedimentos que prejudicaram muito o Galo.

Enquanto isso, em Itaquera, o Corinthians sorria. Ressalva importante: o futebol do Timão é muito bom e o time merece estar na liderança. Mas esses 7 pontos de vantagem só vieram graças ao bandeira, que anulou um gol de Cícero quando o jogo estava 1×0. O único jogador do Fluminense impedido perto do lance faz o movimento para longe da bola, exatamente para não participar do lance. Pelo menos três jogadores do Corinthians davam condições para Cícero, em lance muito parecido com o gol (também mal) anulado do Fluminense naquela mesma área em Itaquera.

Em Goiânia, o Palmeiras teve um gol de Lucas Barrios mal anulado e cada time reclamou um toque de mão dentro da área. Nenhum pênalti foi marcado.

Em Campinas, Cruzeiro e Ponte se enfrentaram em outro jogo de arbitragem desastrosa. Teve lance em cima da linha que foi marcado falta fora da área, falta dentro da área totalmente ignorada e um gol completamente legal de Borges que foi anulado pelo bandeira. O QUE A ARBITRAGEM ESTÁ FAZENDO COM O CAMPEONATO?

Dito isso, vamos aos jogos.

QUARTA
JOINVILLE 0X0 SÃO PAULO
ARENA JOINVILLE
PÚBLICO: 13.064

Esse jogo não merecia ser 0x0. Numa partida divertida e movimentada, o São Paulo jogou mais no primeiro tempo e o JEC jogou mais no segundo. O zero não saiu do placar graças a dois fatores: a trave contra o Joinville e a afobação de Pato contra o São Paulo. O JEC acertou a trave três vezes ao longo da partida, mas quem mais chegou perto de marcar foi Alexandre Pato no último lance do jogo. O atacante recebeu passe de Ganso na pequena área e só precisava desviar para dentro, mas chutou em cima do goleiro que operou um pequeno milagre. O JEC ainda é o vice-lanterna e visita o Atlético-PR na próxima rodada. Já o São Paulo pulou para 5º e recebe o Internacional.

INTERNACIONAL 6X0 VASCO
BEIRA-RIO
PÚBLICO: 15.021

O Inter tinha sofrido a maior goleada do campeonato (justo no GreNal), mas conseguiu se redimir contra o Vasco em coma. A crueldade maior vem do fato de que o Inter não jogou um futebol de 6×0 – foram apenas 10 finalizações. Com gols de Ernando, Eduardo Sasha e Lisandro López (2) e golaços de Valdívia e Nilton (sim…) o Colorado levou o time cruzmaltino a 41 gols sofridos em 22 rodadas. O Vasco tem 13 pontos e apenas 8 gols marcados. É praticamente impossível fugir do rebaixamento. O Colorado é o 11º e agora visita o São Paulo no sábado, enquanto o lanterna Vasco recebe o Galo no mesmo horário.

PONTE PRETA 1X2 CRUZEIRO
MOISÉS LUCARELLI
PÚBLICO: 5.343

Dirigido por Deivid, a Raposa perseverou até os 48 do segundo tempo para sair com a vitória contra a Macaca. Observada das arquibancadas pelo novo técnico Mano Menezes – e com um uniforme que parece as páginas amarelas – o Cruzeiro saiu na frente com um belo chute do volante Williams. No segundo tempo, Biro Biro chutou firme e empatou aos 13. Mas, no finzinho do jogo, Vinicius Araújo pegou o rebote e cabeceou para dar a primeira vitória da Raposa desde a 17ª rodada. Agora a Ponte, em queda, é a 13ª – o Cruzeiro subiu para 15º. Na próxima rodada a Macaca visita a Chapecoense enquanto o time mineiro recebe o Figueirense.

FLAMENGO 3X0 AVAÍ
ARENA DAS DUNAS
PÚBLICO: 22.825

Deixou chegar? Mandando o jogo em Natal – e, consequentemente, com boa presença da torcida – o Mengão ganhou o terceiro jogo em três disputados no returno. Torcedores e jornalistas já falam em G-4(…). Alan Patrick recebeu passe de calcanhar dentro da área, cortou o goleiro e abriu o placar no primeiro tempo. No segundo tempo, após linda troca de passes, Kayke fez o segundo. Ainda teve tempo para receber na área, sambar com o goleiro, deixa-lo no chão e fazer seu segundo gol. Agora o Fla é o 9º e faz o Fla-Flu no domingo, enquanto o Avaí é o primeiro da zona de rebaixamento e recebe o Coxa na próxima rodada.

ATLÉTICO-MG 0X1 ATLÉTICO-PR
INDEPENDÊNCIA
PÚBLICO: 12.064

Já mencionamos acima a polêmica envolvendo a arbitragem que decidiu o jogo. O único gol saiu de um pênalti cometido por Victor em Ewandro – o jogador do SP emprestado ao Furacão jogou bem e infernizou a defesa do Galo. Walter cobrou com força e marcou. A derrota deixou o Galo sete pontos atrás do Corinthians – a vantagem do líder nunca foi tão grande nesse campeonato. E a vitória levou o Furacão, graças à derrota do Palmeiras e ao empate do São Paulo – ao G4. Agora o Galo visita o Vasco enquanto o Furacão recebe o Joinville.

CORITIBA 0X0 SPORT
COUTO PEREIRA
PÚBLICO: 10.000

Esperava-se mais do Coritiba, que vinha em crescente, mas o jogo foi decepcionante e nada aconteceu. Já o Sport, que não venceu fora de casa no campeonato, segue sem vitórias há oito jogos e está longe daquele futebol eficiente e envolvente do começo do campeonato. A partida foi morna, sem emoções e foi um verdadeiro Jogo Bosta da Rodada. Agora o Coxa segue na zona de rebaixamento, em 18º, enquanto o Sport chegou à décima posição. Na próxima rodada, o Coritiba visita o Avaí enquanto o Leão recebe o Santos.

CORINTHIANS 2X0 FLUMINENSE
ARENA CORINTHIANS
PÚBLICO: 29.328

Comemorando seus 105 anos, o Corinthians estreou seu novo terceiro uniforme, (segundo a Nike, numa bela justificativa prum bizarro uniforme laranja) em homenagem ao templo da base, o Terrão. E foi justamente uma cria do Terrão que abriu o placar: em bela jogada, o garoto Marciel fez seu primeiro gol como profissional. Na segunda etapa, após o gol de Cícero bizarramente anulado, Jadson cobrou a falta na cabeça de Ralf, que testou no canto. O Timão vai caminhando a passos largos rumo ao título enquanto o Flu, que divide atenções com a Copa do Brasil, fica longe do G4. Agora ambos os times jogam clássicos: o Corinthians visita o Palmeiras enquanto o Flu (7º) joga contra o Fla.

GOIÁS 1X0 PALMEIRAS
SERRA DOURADA
PÚBLICO: 16.024

O Palmeiras teve um gol mal anulado, um pênalti não marcado e perdeu sua posição no G4. Já o Goiás, que já havia feito 1×0 no Porco no turno, voltou a vencer com um belo gol de Bruno Henrique. O atacante deu o corte, deixou o zagueiro no chão e bateu com muita categoria para fazer o gol do jogo. O Goiás agora é o primeiro fora da zona de rebaixamento enquanto o Palmeiras caiu para a 6ª posição. Na próxima rodada o Verde do cerrado visita o Grêmio enquanto o Verde da pauliceia recebe o Corinthians.

QUINTA
SANTOS 3X1 CHAPECOENSE
VILA BELMIRO
PÚBLICO: 8.047

O Santos não teve dificuldades para bater a Chapecoense e conquistar a quinta vitória seguida. A vitória foi construída com dois gols do artilheiro Ricardo Oliveira – que ainda perdeu um pênalti mal marcado – e um puta golaço de Geuvânio, de canhota no ângulo. Neto descontou aos 37 do segundo tempo. O Santos está 100% no returno: três jogos, três vitórias. Essa campanha levou o time à oitava posição, a apenas três pontos do G4. A Chapecoense está em 12º. Na próxima rodada o Peixe visita o Sport enquanto a Chape recebe a Ponte.

FIGUEIRENSE 0X2 GRÊMIO
ORLANDO SCARPELLI
PÚBLICO: 11.258

Tendo que lidar com desfalques importantes – Grohe, Douglas, Luan e Erazo – o Grêmio cumpriu bem sua parte, venceu o Figueirense fora de casa e colou no Galo, vice-líder. Bobô abriu o placar logo aos 5 minutos, de cabeça, após cobrança de escanteio. No segundo tempo, Pedro Rocha bateu com categoria após belo passe e foi comemorar com a massa gremista no Orlando Scarpelli. Agora o Figueira é o 14º e visita o Cruzeiro enquanto o Grêmio, terceiro, recebe o Goiás.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s