Por que ir a jogos da série A em Brasília

Por Rafael Mota

Historicamente os times da capital não costumam frequentar a primeira divisão do futebol brasileiro . O Brasiliense (clube de apenas 15 anos de idade) , por mais que já tenha algumas glórias em seu histórico (como um vice campeonato da Copa do Brasil , um título da série B e vários campeonatos regionais) , só participou da primeira divisão uma vez , em 2005 . Já o Gama se aventurou na elite do futebol brasileiro por quatro anos (de 1999 à 02) , sendo inclusive o único time da história do futebol mundial a jogar um campeonato sob a força de uma decisão judicial (Copa João Havelange , que serviu como Campeonato Brasileiro no ano de 2000) , graças a um rebaixamento ilegal . Os dois times , únicos da cidade a já participarem da série A , somam um total de cinco participações na primeira divisão , ou seja , somente em cinco anos a população de Brasília pode presenciar o que há de melhor no futebol brasileiro de forma regular . O número é baixo mesmo se comparado com centros de menor expressão no Brasil como Belém , Santa Catarina e Goiás.

Recentemente com a conclusão da reforma do estádio Mané Garrincha (principal palco do futebol em Brasília) a capital passou a receber um grande volume de jogos do campeonato brasileiro , 18 desde a conclusão da reforma . Os jogos foram trazidos para a cidade por diversos motivos , porém o que essas partidas tem em comum são um contexto atrativo que possibilita aos clubes uma maior arrecadação ao trazer o jogo para a cidade .
Como por exemplo o primeiro jogo de campeonato brasileiro no estádio pós reforma (segundo jogo no geral) , o empate sem gols entre Santos e Flamengo . O jogo marcava a despedida de Neymar da equipe santista e ocorreu as vésperas do início da Copa das Confederações , servindo de teste para o evento . A curiosidade em conhecer um estádio de Copa do Mundo era grande , isso aliado a despedida de Neymar e ao time do Flamengo , que possui uma volumosa torcida na cidade e com capital para bancar os salgados preços dos ingressos , fez do jogo um evento que chamou atenção de toda a cidade levando um total 63.501 pagantes e gerando quase 7
milhões de renda , um sucesso .

O time do Flamengo percebendo o sucesso do jogo decidiu arriscar e começou a trazer mais alguns jogos para a cidade , jogos sempre interessantes diga – se de passagem , como o empate em 2×2 contra o Curitiba de Alex e então líder do campeonato , o clássico dos milhões (Flamengo x Vasco) ,vencido pelo placar mínimo pelos rubro negros e o jogo contra o futuro campeão da américa , Atlético Mineiro , também vencido pelos rubro negros . Todos os jogos deram bom público e boa arrecadação tanto que a equipe rubro negra ainda traria mais quatro jogos para a capital naquele ano(contra São Paulo , Portuguesa , Grêmio e Vasco mais uma vez) .

Botafogo e Vasco , também se arriscaram e trouxeram alguns jogos para a cidade , a estrela solitária trouxe o empate por 1×1 com o Goiás , enquanto o gigante da colina empatou pelo mesmo placar com o Corinthians , além de jogar duas vezes com o Flamengo , todos esses jogos somam um total de 10 partidas da série A do campeonato brasileiro disputadas na capital em 2013 , número de partidas que representa metade de um turno que uma equipe disputa no campeonato .

O ano de 2014 foi mais fraco para Brasília , tendo apenas seis jogos realizados . Os times cariocas perceberam que possuem grande torcida na cidade e continuaram a trazer jogos para a cidade , Botafogo foi quem mais trouxe , 3 no total , contra São Paulo (derrota por 4×2) , Alético Mg ( empate 0x0 ) e o clássico contra o Fluminense ( vitória por 2×0 ) , o tricolor carioca por sua vez também mandou um jogo na capital , empate por 1×1 com o Bahia . O Vasco , na série B naquele ano , não mandou nenhum jogo na cidade , e o Flamengo trouxe um empate sem gols contra o Goiás para o DF . Além disso , o então campeão brasileiro , Cruzeiro , veio jogar na cidade em um jogo com mando do Atlético Paranaense , com vitória de 3×2 para os mineiros .

Por vários motivos a capital recebeu menos jogos em 2014 . Um ano de copa por ter um calendário mais enxuto , para conseguir acomodar a parada para o evento , faz com que os times evitem viagens desnecessárias para não se desgastar demais , logo a cidade já receberia menos partidas naturalmente , a perda do interesse em conhecer o novo estádio (visto que no ano anterior o Mané recebeu 10 jogos de série A , um jogo do Brasil na Copa das Confederações e a final do candangão) , somado a falta de interesse por futebol pós 7×1 , além da enorme diferença de qualidade entre jogos do campeonato brasileiro com os da Copa do Mundo , muitos vistos pelos moradores “in loco“ ( Brasilía foi junto com o Rio a sede que recebeu mais jogos da copa , sete , sendo dois do Brasil , além de receber craques como Messi , Cristiano Ronaldo , Robben , James Rodriguez e Neymar ) , fizeram com que o público da cidade desanimasse em ir ao estádio para ver jogos da série A , o que fêz com que os públicos no pós copa fossem menores , fazendo com que o desejo dos times em trazer jogos diminuísse .

Até agora em 2015 , Brasília recebeu duas partidas da série A , o galo trouxe o jogo contra o Fluminense para a capital e amassou o time carioca por 4×1 , e o Vasco trouxe a partida contra o São Paulo e foi goleado por 4×0 . Além disso a capital recebeu um jogo da série B , Botafogo contra Atlético Goianiense , empate sem gols , e duas partidas de pré temporada de Flamengo e Cruzeiro contra a equipe ucraniana do Shakhtar Donetsk , empate sem gols dos cariocas e empate por 1×1 dos mineiros . A vinda de jogos de pré temporada contando com um time estrangeiro , mostra que ainda há interesse em trazer jogos para a cidade , além disso os jogos da série A renderam melhor que os do período pós copa.

Entre os anos de 2006 (ano em que o Brasiliense voltou a série B , deixando a capital sem representate na série A) e 2012 (ano que antecede a reabertura do Mané Garrincha), Brasilía recebeu apenas 3 jogos de primeira divisão , uma vitória do Botafogo por 2×0 sobre o Atlético Paranaense , um empate por 1×1 entre Fluminense e Figueirense , ambas as partidas realizadas em 2007 , e a “decisão”do campeonato brasileiro de 2008 vencida pelo São Paulo por 1×0 sobre o Goiás disputada no Bezerrão .

O Número é irrisório se comparado com os números pós reforma , porém é um retrato de como os clubes tratavam a capital quanto a receber suas partidas , não havia interesse em trazer jogos para a cidade . As partidas vinham por acaso , por motivos aleatórios e não porquê os times tinham interesse em explorar suas torcidas na cidade (*o jogo entre São Paulo e Goiás , teve mando do time goiano , que por sua vez , soube explorar o potencial do jogo e da grande torcida do time paulista na cidade ao fixar o preço do ingresso em R$ 400,00 ) .

O fato novo é que com a reinauguração do Mané Garrincha , os times perceberam o potencial de Brasília em receber jogos , perceberam que a capital é capaz de gerar uma boa renda e um bom público com frequência , mesmo quando o jogo não é muito atrativo e mesmo com ingressos caros . Ao contrário dos cariocas , dos paulistas e dos mineiros , os brasilienses não estão acostumados a ver seus times do coração e vão ao estádio quando seus times vem a cidade por mais caro que seja o ingresso e por pior que seja o jogo , tendo um estádio de Copa do Mundo o interesse só aumenta . Além disso , os clubes visando aproveitar ao máximo o potencial da cidade costumam trazer partidas interessantes à ela , como jogos envolvendo times que estão na parte de cima da tabela , clássicos regionais , grandes jogadores e grandes times , gerando um evento mais rentável do que se mandassem os jogos em seus estádios (onde os grandes jogos são mais comuns) , visto que podem cobrar um ingresso mais caro , explorar a paixão do torcedor que mora longe do time , além de despertar a curiosidade em amantes de futebol para ver um jogo da série A .

É importante que os torcedores compareçam ao estádio quando seus times vierem jogar em Brasília , pois dessa forma os times continuarão com o interesse em trazer jogos para a cidade e trarão jogos cada vez mais interessantes para ela .
Um dos grandes problemas dos jogos são os altos preços das entradas , pois além de assustar o torcedor com mais condições , claramente renega o mais humilde. Para as partidas na capital , além dos usuais camarotes , são vendidos ingressos com preços fixos para ambas as torcidas nas cadeiras inferiores e se há demanda a venda da cadeira superior é aberta . Resolver o problema do preço dos ingressos é bastante simples : venda de ingressos para os dois setores com diferença de preço , o preço das cadeiras inferiores pode ser o mesmo que já seria cobrado e o das cadeiras superiores seria um pouco mais barato , dessa forma mais ingressos seriam vendidos , maior seriam público e renda . Porém , como a prática não dá sinais de que irá parar e como é comum em todo o país , é melhor ir se prevenindo . Poupar dinheiro quando der e ir juntando para quando aparecer um jogo do seu time é a melhor opção .

Esse inclusive é o outro problema dos jogos na capital , eles sempre são anunciados em cima da hora , deixando o torcedor na mão . Resolver esse problema também não é difícil , basta que antes do começo das competições os times olhem a tabela e marquem os jogos na cidade com antecedência , claro que dessa maneira jogos contra os times da parte de cima da tabela tendem a ser mais difíceis de acontecer , porém o torcedor poderia se programar e gerar um grande público mesmo que o jogo venha a ser fraco , além do mais jogos contra adversários tradicionais sempre gerarão bom público , independente das posições dos times envolvidos , alguns desses jogos poderiam vir para a capital . Mas como isso também não deve acontecer , ir sempre poupando dinheiro onde der é a melhor saída para não perder o jogo .

O fato é que mesmo com todos os problemas , ir a um jogo do seu time , é uma experiência incrível para amantes de futebol de todas as idades . Os jogos em Brasília costumam ser partidas interessantes e que poucas vezes acabam sem gols , além disso , ocorrem de uma forma tão esporádica que desperdiçar a chance de ir em um é bobagem , pois além de perder um bom jogo , é contribuir para que os times percam o interesse em jogar na cidade . De fato os torcedores da cidade não podem ficar reféns dos altos preços e nem aprender a lidar com isso , porém os ingressos tendem a diminuir quando a cidade se firmar como uma casa alternativa para os times e for capaz de gerar uma receita padrão, pagar os altos preços agora seria uma forma de investimento a longo prazo .
O que ninguém quer que aconteça é o que aconteceu entre 2006 e 2012 , onde a capital só recebeu 3 míseras partidas da primeira divisão do brasileirão . Só há duas maneiras para evitar que isso aconteça , a primeira é frequentar os estádios mesmo com os preços altos e com a falta de programação dos jogos , a segunda é torcer para que Gama , Brasiliense , Legião , Brasília e os demais times da cidade se reabilitem e cheguem a série A , porém como o time em melhor situação é o Gama , que esta na série D , ir aos jogos da série A é a melhor opção á curto , médio e longo prazo para firmar Brasília na rota dos grandes jogos do Brasil.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: