Futebol brasileiro: onde tudo pode

Por Lucas de Moraes

No dia 03 de Maio de 2015, o árbitro Guilherme Ceretta expulsou os jogadores Dudu e Geuvânio na final do campeonato Paulista. Os dois jogadores se agarraram antes da cobrança de uma falta e Ceretta interpretou como agressão e mostrou o cartão vermelho para os dois atletas. O juiz se equivocou um pouco, pois não houve agressão. Apesar disso, o que aconteceu depois da expulsão, foi inaceitável. Dudu, que é conhecido por perder facilmente a cabeça, partiu pra cima dele e o agrediu fisicamente. Além disso, xingou muito o “homem da lei”. O jogador do Palmeiras saiu chorando de campo.

 

O jogador palmeirense foi julgado no dia 18 de Maio pelo TJD e recebeu como punição uma suspensão de 180 dias sem disputar partidas de futebol. Após recursos, Dudu conseguiu diminuir sua pena de 180 dias para seis partidas. Sim, SEIS partidas. Ceretta se pronunciou sobre o caso por meio de um comunicado. Nele, o juiz paulista fala sobre o jeitinho brasileiro e afirma que essa redução de pena é um reflexo do trágico 7 a 1. Concordamos contigo.


Após a arbitragem desastrosa de Marcelo de Lima Henrique no jogo válido pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2015 entre Atlético Mineiro e Atlético Paranense, Alexandre Kalil, ex-presidente do Galo, atacou a arbitragem pelo Twitter. Chamou Marcelo de vagabundo e ladrão. Apesar de todos os erros que aconteceram na partida, Kalil passou dos limites e desrespeitou o árbitro. O juiz carioca vai processar o ex-dirigente atleticano.


Emerson Sheik, personagem folclórico do futebol brasileiro, recebeu a suspensão de um jogo após ofensas a Wilton Pereira Sampaio no intervalo da partida válida pelas oitavas de final da Copa do Brasil contra o Vasco. Apenas UM jogo. Vale lembrar que Emerson é reincidente, levando em conta seus diversos exageros em declarações. O Flamengo, equipe pelo qual Sheik joga, conseguiu um efeito suspensivo liberando o jogador para o jogo de hoje a noite contra o Cruzeiro.


Desta maneira, mesmo com tantas polêmicas e equívocos, é necessário respeitar um pouco mais a arbitragem brasileira, para que ela possa tentar melhorar seu desempenho. Lembremos também que falta de respeito e qualquer tipo de agressão não são justificados por erros de algum juiz. Os árbitros brasileiros precisam melhorar muito, assim como outro setor ligado ao futebol: os tribunais. Infelizmente, como sabemos, o futebol também tem muitos problemas assim como o país em que vivemos.

 

Obs.: Não defendo a arbitragem (seus erros têm decidido resultados de algumas partidas). Apenas peço que respeitem os seres humanos que apitam os jogos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: