Lugar de manifestação política é onde houver vida

No dia 17 de março, a Patrocinense enfrentou o Cruzeiro no Mineirão pelas quartas de final do Campeonato Mineiro de 2018. O Cruzeiro venceu e se qualificou para a semi contra o Tupi. Entretanto o assunto de hoje não é o futebol e o esporte em si, mas sim ações feitas nos estádios contra a liberdade de expressão. A torcida organizada “Comando Rasta” do time celeste levou uma faixa em homenagem à Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro morta no dia 14 de março. Era uma grande defensora dos direitos humanos.

Coronel Teatini, um funcionário da administradora do Mineirão “Minas Arena”, ordenou a retirada da faixa. Um torcedor conversou com ele para tentar entender o motivo e fica claro que a retirada foi feita simplesmente porque Teatini não concorda com as posições políticas relacionadas à repercussão do caso Marielle.

Coronel e Leifert, o Mineirão, assim como todos outros espaços públicos, são lugares de manifestações políticas. Até mesmo os espaços privados, dependendo das circunstâncias, são passíveis de receber manifestações. Fora que uma bandeira homenageando alguém não necessariamente é uma manifestação política. Os simples dizeres “#MariellePresente” não mostram posição política nem partidarismo.

Se pensarmos que só é possível transmitir mensagens referentes ao nosso posicionamento e pensamento, acabando assim com um fator importante para a democracia, o debate, é melhor assumirmos de vez uma ditadura onde não há espaço para divergências. Da mesma forma que alguém pode expor sua opinião, todas as outras podem, lembrando que de uma forma respeitosa e sem conter quaisquer tipos de preconceito e discriminação. Portanto, é um absurdo pensar que manifestação política só é válida e legítima se for do mesmo ponto de vista que o nosso.

Em outro ponto, a Constituição Brasileira assegura a liberdade de expressão. Já no estatuto do torcedor, não há um ponto específico sobre isso, mas não é vetado no artigo 13.

Fatos como o que ocorreu no Mineirão são recorrentes no universo do futebol. Uma bandeira da torcida do Flamengo com outra homenagem à Marielle sumiu no Engenhão no dia 22, enquanto outra faixa da Tribuna 77, organizada do Grêmio, foi retirada pela polícia no clássico Grenal do dia 18 por ser manifestação política.

Difícil entender como uma manifestação feita para homenagear uma morte causa tanta repercussão e essa reação dura, enquanto manifestações racistas, homofóbicas e machistas nem sempre são combatidas e punidas. No caso em Minas, a Minas Arena soltou uma nota explicando que há um processo prévio para análise e liberação de bandeiras, o que foi contraposto na fala de Teatini.

Infelizmente, repressões políticas dentro do esporte acontecem, como por exemplo o caso Keapernick, jogador de futebol americano que ajoelhou durante o hino dos Estados Unidos para protestar contra a violência policial sofrida pelos negros no país da NFL.

O caso Keapernick é complexo e discutível. Será que a maneira que ele escolheu para protestar é a melhor forma de protesto? Não sabemos e não cabe a nós julgar. Posicionar-se no mundo de hoje é algo para poucos e passível de consequências. Keapernick escolheu lutar. Isso não deve menosprezar a luta política em ambientes esportivos. A luta nunca foi fácil e algumas pessoas não conseguem ficar caladas ao ver o que acontece no mundo.

A comparação de Leifert entre espaço esportivo e Netflix é surreal, tendo em vista que o segundo é um espaço virtual, onde não há pessoas mostrando suas caras. Portanto, o protesto não é claro lá. Apesar disso, o protesto pode vir de maneira ideológica em filmes, séries, produtos audiovisuais, onde o autor escolhe mostrar algo de forma crítica. Então é possível ter alguma forma de protesto sim na Netflix.

Então, Leifert, o mundo está cheio de pessoas. E sim, elas tem o direito de protestarem de forma pacífica onde bem acharem que é o espaço para tal.

Parabéns para Resistência Azul Popular, Comando Rasta, Tribuna 77, torcida do Flamengo, entre outros…

Lucas de Moraes

Tags:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: