Grita Torcedor: Times “pequenos”

O que define o tamanho de um clube? Títulos, estrutura, jogadores, história? É um assunto que cada vez vem mais a tona no futebol brasileiro. Clubes antes considerados grandes hoje em dia já não são considerados por muitos jornalistas ou “entendedores” de futebol. Mas e aqueles times que sempre foram considerados pequenos o que são hoje?

Para a grande mídia, eles nem deveriam existir e seus campeonatos regionais deveriam acabar ou serem diminuídos porque é um absurdo, na visão deles, que os chamados times grandes se misturarem com os pequenos.

Mas o que a maioria dos profissionais do jornalismo esportivo não percebe é que na verdade são os clubes grandes que atrapalham os pequenos, sim não se assuste com isso eu explico.

Claro, cada estado tem sua particularidade e eu posso falar por meu estado São Paulo, sempre morei no interior mais precisamente em São José dos Campos. E a realidade do estado de São Paulo hoje, é a seguinte: a FPF tem em suas competições no ano de 2018 o número de 92 equipes divididas em quatro divisões.

Para você que consome o futebol de elite do Brasil e pouco sabe sobre as divisões inferiores, já deve ter ouvido várias vezes que apenas quatro times são importantes (Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo). Isso é um absurdo tão grande para nós, torcedores das 88 equipes restantes, e essa mensagem é repetida tantas vezes que você deve concordar com ela sem mesmo conhecer a realidade do futebol em São Paulo.

Agora imagine essas 88 equipes jogando um campeonato ou divisões, você acha que seria um campeonato fraco por não contar com as quatro equipes grandes de São Paulo? Sinto informar, mas isso não é verdade, dentre essas equipes existem atrativos como tradição e a rivalidade entre cidades ou até mesmo dentro do seu município, sem falar no mercado que isso move nas cidades do interior.

Existem várias rivalidades vou citar algumas apenas para ilustrar meu texto São José x Taubaté (Vale do Paraíba), Comercial X Botafogo (Ribeirão Preto), Marília x Noroeste (Marília e Bauru), Velo Clube x Rio Claro (Rio Claro), Rio Branco x União Agrícola (Americana x Santa Barbara do Oeste) e o maior deles pra mim Guarani x Ponte Preta (Campinas).

Esses clássicos pelo formato atual dos campeonatos paulistas às vezes ficam anos sem acontecer e esse pra mim é o maior mal que os clubes grandes fazem aos pequenos de SP, outro fato é a tradição, por exemplo, quando um time como Guarani campeão brasileiro vai jogar em uma cidade menor ele sim é uma atração por mais que não possua jogadores de alto nível.

Não vou entrar no mérito financeiro porque até nisso acredito que os clubes menores poderiam ganhar mais e vou dar um exemplo em 2001 existiu um campeonato chamado copa Coca-Cola apenas com equipes pequenas e que empresa não gostaria de ter seu nome vinculado a um campeonato que mobilizaria tantas cidades importantes em SP.

Esse texto é apenas uma introdução a essa tese que deve, sim, ser mais discutida e não é. Por motivos óbvios, os clubes de SP ganham bem para jogar o Paulistão então deixam do jeito que está.

Além deles, os dirigentes dos clubes pequenos, que sabem do seu potencial, preferem manter o quadro atual, pois podem muitas vezes lucrar com isso. Caso claro são as inversões de mando de jogos que os presidentes dos clubes pequenos abrem mão de um título em troco de um dinheiro a mais e com isso continuar com o processo de elitização do futebol brasileiro.

André Donizetti, 28 anos, Auxiliar administrativo, torcedor São José / São Paulo, amante do futebol e apoiador do futebol para o povo

 

 

Tags:, , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: