O Vasco é o time da virada, não do racismo

1904. Primeiro presidente não branco dos clubes do Brasil. 1923. Abertura do clube para todos o brasileiros, independentemente de profissão, crença ou cor. Eram os camisas negras, negros e operários campeões cariocas no ano de estreia do clube na competição. Entra em rota de colisão com o quarteto poderoso à época (América, Botafogo, Flamengo e Fluminense). Juntamente com o Bangu, estabelece resistência contra o racismo. 1927. O maior estádio do país, à época, é fundado por torcedores de todas as origens. Este é o Vasco da Gama.

2018. Paulão, zagueiro, negro. Após péssimas atuações, o zagueiro é alvo da ira dos racistas que se escondem por trás de telas de computadores e do anonimato. Não são vascaínos. O vascaíno tem orgulho de sua origem, das três cores de seu uniforme, o branco, o vermelho e o negro.

Ao longo do tempo, a denominação ao seu rival, Mulambo, foi sendo expandida ao passo que seu significado foi se perdendo e caindo na ignorância. Mulambo é um termo que surgiu na Angola, referindo-se pejorativamente aos negros escravizados. No Brasil atual, adotou-se apenas como sinônimo de pobre. Qualquer seja o sentido, o termo Mulambo é ofensivo e esbarra na história bonita do clube cruz-maltino.

Seja Mulambo, seja o que ocorre com Paulão, o Vasco é único e deve combater, como sempre combateu o racismo. Sua torcida tem orgulho da história do clube e canta a plenos pulmões aquela que é a mais bonita das músicas de arquibancada do país, talvez do mundo. Deixo aqui este rito:

Eu vou torcer
Aqui eu ergui meu templo para vencer
Eu já lutei por negros e operários

Te enfrentei, venci, fiz São Januário
Camisas Negras que guardo na memória
Glória, lutas, vitórias esta é minha história

Que honra ser
saiba eu sou vascaíno, muito prazer
Jamais terás a Cruz, este é meu batismo
Eu tive que lutar contra o teu racismo
Veja como é grande meu sentimento
E por amor ergui este monumento

José Eduardo

Tags:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: