Fim dos jejuns

Os campeonatos estaduais de 2018 chegaram ao fim. Com ele, diversos clubes gritaram “É campeão” após anos na fila. Em raras exceções, o título se manteve na mão do hegemônico local. É o fio de esperança que os campeonatos regionais precisavam para se manterem firmes para o próximo ano.

CENTRO-OESTE

Começamos pelos dois maiores jejuns. Na capital federal, o tradicional Sobradinho, que figurou na primeira divisão do Campeonato Brasileiro em 1986, se sagrou campeão após 32 anos. Foi o terceiro título alvinegro e o maior campeão é o Gama, com 11.

O Leão da Serra, fundado por operários, revelou Dimba ao futebol e tinha como presidente o ex-volante Túlio, destaque do Botafogo da década passada. Túlio saiu do clube após o Sobradinho perder a vaga para a Copa Verde deste ano, mas mantém contato com a equipe. Com o título, o Leão garantiu vaga para a Copa do Brasil, Copa Verde e Série D de 2019.

No Mato Grosso do Sul, o título voltou às mãos do maior campeão. O Operário levou o troféu após 21 anos e soma 11 canecos, frente a 9 do Comercial. No período do jejum, outras 10 equipes se sagraram campeãs enquanto o futebol do estado se apequenava nas competições nacionais. Vale lembrar a goleada sofrida pelo Naviraiense, em 2010, para o Santos de Neymar, Ganso e companhia na Copa do Brasil por 10 a 0.

15b997863757f6278100d309da7c4983

Nos outros dois estados da região, deu a lógica. Goiás e Cuiabá mantiveram a recente hegemonia estadual e se solidificam como potência regional. Em Goiás, o esmeraldino levantou o quarto caneco seguido, sexto em sete edições, e ampliou a distância para o rival Vila Nova em número de títulos: 28 a 15. O Vila segue sem título desde 2005 e viu seu maior rival vencer oito títulos no período.

campeao

Em Mato Grosso, o Cuiabá continua fazendo história rumo ao topo do futebol do estado. Fundado em 2001, o clube se mantém na Série C do Campeonato Brasileiro desde 2012 e conquistou o bicampeonato neste domingo.

Ao todo, o Dourado soma oito títulos estaduais, sendo seis nas últimas 8 edições do torneio. A frente o Cuiabá estão somente Mixto, com 24 títulos, e Operário de Várzea Grande, com 12, mas que também estão em longo jejum, 10 e 16 anos, respectivamente.

whatsapp_image_2018-04-08_at_18.53.09

NORTE

Após dois vice-campeonatos seguidos para o rival Atlético, o Rio Branco voltou a se sagrar campeão acriano. O maior campeão do estado soma 47 títulos frente a apenas 14 do segundo maior vencedor, o Juventus. O Estrelão disputará a Série D ainda neste ano e, caso não volte à Série C, possui vaga garantida para a quarta divisão nacional de 2019.

rio_branco_campeao_-_manoel_facanha1_1

No Pará, outra equipe voltou a ser campeã após dois títulos do rival. O Remo venceu o Paysandu evitando o tricampeonato bicolor e seguindo na cola do Papão em número de títulos: 47 a 45.

O título do Bicolor foi acompanhado de diversas figurinhas carimbadas do futebol nacional e mostra a força do Remo para a Série C. O time do atacante Marcão e do técnico Givanildo Oliveira (tricampeão estadual – 2016 com o América-MG e 2017 com o Ceará) venceu o quarto clássico diante do Paysandu na temporada e enche o torcedor de esperança para voltar à segunda divisão nacional.

d68904de-0c97-43ab-ad8a-bd93d433992a

No Amazonas, nada de jejum. O bicampeão é o novato Manaus FC. Fundado por dissidentes do Nacional, o Gavião de apenas três anos de idade e dois títulos estaduais derrubou o gigante Fast por 4 a 0 na Arena da Amazônia e garantiu vaga para a Série D, Copa do Brasil e Copa Verde 2019.

manaus_campeao-1

NORDESTE

No Maranhão, mais jejum quebrado. Desta vez, a espera durou pouco mas foi sofrida. O Moto Club voltou a ganhar o título estadual após apenas um ano na fila, mas 2017 marcou um ano trágico ao Papão.

Após título estadual e um quarto lugar na Série D, em 2016, o que garantiu acesso à Série C no ano seguinte, o Moto viu tudo dar errado em 2017. No estadual, vice-campeonato para o maior rival, Sampaio Corrêa. Na série C, rebaixamento e, de quebra, ainda viu a Bolívia conquistar acesso à segunda divisão nacional.

Em 2018, o título veio em cima do Imperatriz após vitória por 3 a 0 em São Luiz e derrota por 2 a 1, no interior do estado. Com a conquista, o Moto Club garantiu vaga na Série D 2019, caso não conquiste o acesso neste ano, e disputará a Copa do Brasil do ano que vem.

motocampeaomaranhense08042018painel

Nada de jejum e bicampeonato no Ceará. O Vovô bateu o badalado Leão de Rogério Ceni e vem com tudo para a Série A. Apesar da derrota, o Fortaleza também apresentou futebol de dar esperanças ao torcedor rumo à elite do futebol nacional. O título veio com duas vitórias por 2 a 1 do alvinegro frente ao tricolor.

esporte-futebol-ceara-campeao-campeonato-cearense.jpg

O único campeão estadual que já havia conquistado o título antes deste fim de semana foi o ABC. O alvinegro potiguar conquistou o tricampeonato, somando 54 títulos estaduais e bateu o recorde mundial de títulos de uma mesma competição, ultrapassando o Rangers, 53 vezes campeão escocês.

O título do ABC veio após o clube vencer os dois turnos do torneio e automaticamente levantar o caneco sem a necessidade de finais.

ASSU0x3ABC_24_03_2018_ABCFC-174.jpg

Outra hegemonia se manteve em 2018. Foi na Paraíba, onde o Botafogo se sagrou bicampeão ao bater o Campinense e chegou a 29 títulos estaduais. A Raposa segue com 20 campeonatos, na segunda colocação.

No segundo semestre, o Botafogo disputa a Série C do Campeonato Brasileiro com elenco recheado de medalhões, Gladstone (ex-Cruzeiro, Palmeiras e Juventus-ITA), Marcos Aurélio (ex-Corinhtians, Santos, Sport, Coritiba, Bahia, Internacional, Ceará, e por aí vai), Rafael Jataí (ex-América-MG, Atlético-MG, Guarani e Bahia, entre outros), Felipe Cordeiro (ex-Atlético-MG) e o goleiro Saulo (ex-Santos e Figueirense).

titulo-paraibano.jpg

Outros dois grandes jejuns finalmente chegaram ao fim no Nordeste. Após 14 anos, o Náutico se sagrou campeão pernambucano. O rebaixamento para a Série C em 2017 parecia desestruturar a equipe que, devendo salários, e ainda não contava com os Aflitos.

Mas o Timbu contou com péssimas campanhas de seus rivais, ao longo do ano e enfrentou o Central, estreante em decisões estaduais, para levar o 22º título. A conquista dá forças à equipe que busca voltar à segunda divisão nacional, juntamente com o Santa Cruz, que ficou ainda nas quartas-de-final do estadual.

img_797x530$2018_04_08_19_35_38_14600.jpg

Em Alagoas, a espera foi um pouco menor. 10 anos separavam o último título do CSA, maior campeão estadual. Mas, após o título da Série C 2017, o azulão montou equipe forte, bateu o CRB por 2 a 0, depois de perder a primeira partida por 1 a 0, e se juntará ao Galo na segunda divisão nacional. Grandes clássicos à vista. Ao todo, são 38 títulos azuis, contra 30 vermelhos.

csm_08042018_CRB_x_CSA_-_Final_Alagoano_2018__PF__0433_77986d1e64.jpg

Na Bahia, o jejum foi ainda menor, 3 anos. Após dois vice-campeonatos para o Vitória, o Bahia chegava à decisão após clássico vergonhoso na fase de grupos. Na ocasião, uma briga generalizada acabou por falta de jogadores em campo por parte do Leão e parece que o evento motivou o Tricolor de Aço.

O 47º título do Esquadrão veio após duas vitórias incontestes e muita festa e violência por parte das torcidas. O Bahia segue na liderança em conquistas, 47 tricolores contra 29 rubro-negros.

As equipes se voltam para a disputa do campeonato brasileiro e precisarão do apoio das arquibancadas para voltarem a figurar na parte de cima da tabela. Para tanto, é necessário acabar com a violência, para evitar perdas de mando.

jogadores-do-bahia-levantam-trofeu-do-campeonato-baiano-de-2018-1523227352160_1920x1279.jpg

SUDESTE

10 anos também foi o tempo de espera do campeão Capixaba. O Serra voltou da segunda divisão estadual direto para o título que não vinha desde 2008. No período, seis equipes venceram o torneio enquanto o Serra lutava para se manter na primeira divisão.

Este foi o sexto caneco da equipe, quarta maior campeã estadual, atrás de Rio Branco (37), Desportiva (18) e Vitória (9). Com o título, a Cobra Coral garantiu vaga para a Copa Verde, Copa do Brasil e Série D de 2019.

Webp.net-resizeimage-1-6-540x305.jpg

Em Minas Gerais, o Cruzeiro voltou a ser campeão após dura sequência de 3 anos sem título. Na década, este foi apenas o terceiro título celeste contra 5 do Atlético e 1 do América.

A sequência de fracassos da Raposa no estadual conflitavam com o sucesso nacional da equipe, bicampeã brasileira e campeã da Copa do Brasil na década. Entretanto, sucessivas derrotas em clássicos faziam com que o torcedor ficasse com um pé atrás com a equipe.

O título confirma o favoritismo cruzeirense e dá motivação para que a equipe se recupere na Libertadores no grupo da morte. A derrota por 3 a 1 no primeiro jogo, após o Galo abrir 3 a 0, parecia decretar mais um ano sofrido aos cruzeirenses. Mas a vitória por 2 a 0 na partida de volta garantiu  o 37º título mineiro celeste, somado a 1 supercampeonato mineiro, frente a 44 do maior campeão, Atlético.

11292727-high.jpg

No Rio de Janeiro, o Botafogo venceu o carioca naquela que foi a mais emocionante decisão estadual de 2018. Após um péssimo e vazio campeonato carioca, repleto de estádios vazios, clássicos que nada valiam e campeões de turno fora da decisão, a final conseguiu compensar com sobras o desanimo carioca.

Na primeira partida, o Botafogo saiu na frente, tomou a virada, empatou a partida e levou mais um gol para perder por 3 a 2 para o Vasco da Gama. Uma partida fantástica, com gols bonitos e reviravoltas.

No segundo jogo, o Botafogo precisava vencer por um gol para levar a partida para os pênaltis. E o tento saiu aos 49 do segundo tempo. Nos pênaltis, Gatito pegou duas cobranças, contra uma por Martín Silva, e encerrou o jejum de 5 anos sem títulos cariocas. No período, o Botafogo perdeu duas decisões, justamente para o cruzmaltino. Este foi o 21º título do Botafogo, contra 24 do Vasco da Gama, 31 do Fluminense e 34 do Flamengo.

Para o restante do ano, porém, o sinal de alerta segue ligado para os finalistas do Carioca. O Botafogo foi eliminado na Copa do Brasil para a Aparecidense, de Goiás, enquanto o Vasco segue sem vencer no Grupo da Morte na Libertadores e ambas as equipes mostraram deficiências que podem comprometer o desempenho no Campeonato Brasileiro.

botafogo-cc.jpg

Em São Paulo, a disputa mais polêmica, mas nada de jejum. O Corinthians se sagrou bicampeão paulista, ampliando sua vantagem (29 a 22 de Palmeiras e Santos). Os jogos da decisão foram muito brigados, com duas expulsões no primeiro jogo e pênalti marcado e revertido no segundo.

O placar foi o mesmo nos dois jogos, 1 a 0 para a equipe visitante e, como no carioca, decisão nos pênaltis. O título veio nas mãos de Cássio, que defendeu as cobranças das estrelas Dudu e Lucas Lima, o que garantiu a vitória corinthiana na casa do rival.

Corinthians-Campeão-de-2018-Foto-de-Marcos-Ribolli-08Abril2018.jpg

SUL

No Paraná, pelo terceiro ano, Atletiba. Diferentemente do ano passado, porém, o Atlético venceu o campeonato e conquistou o 24º título, frente a 38 do maior rival. Na partida de ida, 1 a 0 para o Coxa. Na volta, muita pressão do Furacão e dois a zero no placar.

O Atlético, treinado por Fernando Diniz, mostra um futebol de passes e técnica e já mostrou que pode sonhar alto nas competições nacionais. Pela Copa do Brasil, venceu o jogo de ida do São Paulo por 2 a 1, e conseguiu manter uma boa base para este ano. O Coxa disputa a Série B e tenta voltar à primeira divisão.

CAP_TACA.JPG

Em Santa Catarina, mais um jejum chega ao fim em mais uma fórmula esdrúxula. O Figueirense levou o 18º título estadual, se mantendo no topo, contra 16 do Avaí, 12 do Joinville, 10 do Criciúma e 6 da Chapecoense.

Durante o campeonato, Figueirense e Chapecoense se revezavam no topo da tabela até que a Chape se distanciou e abriu larga vantagem na tabela. Entretanto, após 18 rodadas, o regulamento previa final em jogo único na casa do melhor do primeiro turno. Resultado: vitória do Figueira na Arena Condá e título alvinegro. Foram 2 anos de títulos da Chape que não viu o sonho do tri inédito se realizar.

figueirense-campeao-2018

No Rio Grande do Sul, festa tricolor. O torcedor gremista está em lua-de-mel com a equipe. Após o penta da Copa do Brasil 2016, tri da Libertadores 2017 e inédito rebaixamento do rival sem a conquista da série B, o Grêmio se sagrou campeão gaúcho após 8 anos.

O campeonato gremista teve sabor especial pelo fato de o Grêmio figurar na zona de rebaixamento por metade do torneio, enquanto jogava com equipe reserva, e sofrer para se classificar à próxima fase. Na última rodada, vitória sobre o rival no Beira-Rio e garantia de clássico logo nas quartas-de-final.

No mata-mata, 3 a 0 para o Grêmio na Arena, e derrota por 2 a 0 na casa do adversário que classificou o Tricolor. Dali para frente só deu Grêmio. 3 a 0 no Avenida, 4 a 0 e 3 a 0 no Brasil de Pelotas. Campanha digna de campeão.

Este foi o 37º título do Grêmio contra 45 do Internacional. O tricolor volta suas atenções para a Libertadores em busca do tetracampeonato sob comando de Renato Gaúcho, que prometeu ficar no clube.

grcamp02.jpg

José Eduardo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: